sábado, 12 de junho de 2010

FELIZ DIA DOS NAMORADOS

Parabéns ao amor de todos!!!

Como presentinho hoje, posto essas dicas retiradas da página especial do dia dos namorados feita pelo site do MSN.




Com a aproximação do dia dos namorados todos se vêm envolvidos, querendo ou não, com o tema. Afinal há um forte apelo no entorno para que os olhares se voltem para essa data. Todos integram o bolo, os solteiros, os casados, os ficantes, cada um a seu modo vive a data de uma forma diferente, mas de um jeito ou de outro todos fazem parte dela. Pensando segue o artigo tratando alguns aspectos do tema.

Invariavelmente, com a chegada do Dia dos Namorados, tudo que poderia estar distante dos pensamentos surge com bastante força nesse momento, ainda que seja por um dia ou dias que o precedem. Algumas mulheres ficam tristes pois as amigas estarão ocupadas com seus namorados enquanto elas sonham em também ter alguém para estar junto. Homens, apesar de muitas vezes fazerem o gênero durão, amolecem seus corações, se enchem de romantismo e celebram com suas namoradas, enquanto alguns amigos solteiros apesar de fazerem "pouco caso" também gostariam de ter alguém nessa data. Enfim, não podemos generalizar, mas a grande maioria deseja ter alguém que se ame ao lado e o dia dos namorados evidencia esse desejo.

Apesar do apelo comercial para a data, é um momento de algumas reflexões, de sentimentos mais exaltados, de maior sensibilidade, de declarações, hora de abrir a intimidade do coração. Homens e mulheres não escapam desse clima que ronda a celebração do dia dos namorados e cada um a seu modo o viverá de uma forma.

Muitos, em especial os solteiros, se perguntam com mais interesse nessa data o que acontece com eles que não têm conseguido namorar, encontrar um parceiro ou até mesmo sustentar uma relação a longo prazo. Por mais que quisessem não pensar no assunto, não adianta, pois todos os comercias, corações, papos com amigos levam a esse assunto em algum momento do dia e aqueles que gostariam de ter alguém ao lado se perguntam, ainda que por instantes, a razão ou as razões para estar enfrentando dificuldades em encontrar alguém.

Inúmeras podem ser as dificuldades e de muitas ordens também, a maioria subjetiva e muitas até inconscientes. Agimos, pensamos e repetimos atitudes sem na maioria das vezes nos darmos conta e sem sabermos o quanto somos regidos por nossos aspectos emocionais, fazemos muito sem pensar, mas se ficarmos atentos perceberemos o quanto nosso mundo externo reflete o nosso mundo interno, o que se passa dentro de cada um. Quanto mais saudável estamos emocionalmente mais saudaveis serão nossas relações com o outro e com o mundo.

Agora, para ajudar no processo de reflexão de cada um dos leitores, vamos enumerar certos pontos que podem interferir no processo do relacionamento e que estando atentos a eles será possível estabelecer um vínculo mais saudável com seu companheiro. Evidentemente todos os aspectos da relação não esgotam nos tópicos a seguir, apenas enumerei alguns que considero importantes para a boa manutenção do vínculo.


  1. Escolhas não são aleatórias como muitos imaginam, não é possível gostar de todo mundo assim como não são todos que gostarão da gente. Eleger alguém envolve aspectos muito subjetivos, que casam com nossas questões mais íntimas sem nos darmos conta. Perceba as escolhas que vem fazendo, se elas são saudáveis, no que se repetem, o que possuem em comum. É possível aprender muito sobre si mesmo em função das suas escolhas.
  2. Lidar com as diferenças. Esse é um ponto habitualmente gerador de conflito. Ainda que seres humanos sejam todos absolutamente diferentes uns dos outros, curiosamente a grande maioria possui dificuldade em lidar com as diferenças. Nascemos num mundo de diferenças, mas alguns passam a vida buscando o "igual". Deve-se estar atento a esse erro tão corriqueiro, caso contrário ninguém nunca será suficiente.
  3. Segurar as altas expectativas. Esse ítem talvez se aplique aos que estão em início de relacionamento e também para aqueles que por ventura conheceram pessoas no site e estão partindo para o encontro pessoalmente. É comum se deixarem tomar pela alta expectativa, claro que um certo grau dela é necessário, importante e esperado, mas algumas vezes ela se torna tão exagerada que fica-se cego ao outro e qualquer ponto fora da curva é motivo para uma imensa "decepção".
  4. Saber lidar com as frustrações. Invariavelmente pessoas frustram pessoas e é preciso desenvolver um nível de tolerância mínimo para se conseguir driblar esses momentos, caso contrário a relação se torna insustentável.
  5. Idealizar menos. É comum para muitos e em especial nos solteiros e também naqueles que sofreram perdas, a tendência em se idealizar um próximo companheiro. Muitas vezes acontece uma busca "reativa", ou seja, tentar encontrar justo o oposto ideal daquele que te machucou e te magoou. Buscar aquele "ideal" que irá te tirar da solidão e trazer apenas alegrias. Normalmente há uma grande decepção, pois o próximo também terá algumas falhas e poderá cometer erros.
  6. Saber ceder e conciliar. Outra dificuldade que tenho visto habitualmente é do casal que não sabe criar uma dinâmica mais equilibrada tão necessária para se estar junto. É preciso saber ceder, um pouco cada um, de forma que a relação não chegue ao ponto de se tornar um cabo de guerra onde cada um puxa a situação com mais força para o seu próprio lado. Existe uma certa dose de infantilidade em casais com essa dificuldade, pois é como se estivessem numa disputa.
  7. Objetivos em comum. Parece algo simples, mas vale lembrar que é fundamental que casais compartilhem de certos planos e projetos. Esse ponto vale em especial para casais que estão juntos a mais tempo. É importante evitar que a vida do casal vire uma rotina repetitiva. Com isso não quero dizer que se deva estar sempre inovando com medo de se tornarem chatos, até porque rotina e hábitos conhecidos também têm o seu valor. Planos e projetos precisam existir em meio à rotina, seja uma viagem, um móvel novo para o apartamento, pintar uma parede, qualquer coisa que envolva a dupla e um sonho em comum.
  8. Afinidades. É importante um casal encontrar seus pontos em comum, isso os ajudará nos planos, nos projetos e também nos momentos de dificuldade.
  9. Admiração, Respeito, Consideração. Fazem uma grande diferença nas boas relações. Admirar o companheiro é um ótimo ponto de partida para um casal. Admirar quem e como ele é; considerar sua opinião, seu ponto de vista e acima de tudo respeitar seus interesses, suas escolhas.
  10. A escolha é de cada um. Escolhi finalizar com esse ponto, pois de todos é o mais importante. É necessário sempre lembrar que cada um tem o livre arbítrio em escolher quem se quer ao lado e isso se aplica escolher conviver com as qualidades e com os defeitos do companheiro. Muitos tendem a justificar problemas na relação colocando apenas no outro a responsabilidade e se vitimizam com frequencia, quando esquecem que é de cada um a responsabilidade em escolher estar com determinada pessoa. E que, acima de tudo, o relacionamento é uma via de mão dupla, precisa dos dois para que dê certo e se não der as falhas também foram dos dois. Não adianta estar em um namoro ruim e achar que a culpa é apenas do companheiro, como disse a escolha em se estar com alguém é de cada um.
Nesse dia dos namorados, vale tanto para os namorados quanto para os solteiros, que em breve poderão estar com alguém, uma reflexão sobre como vêm conduzindo suas relações, erros que repetem, aspectos que podem melhorar e qualidades que devem aprimorar.

É preciso sempre voltarmos o olhar para dentro de nós, procurarmos um conhecimento mais amplo sobre o que se passa internamente, percebermos que somos autores de nossas histórias e que em comunhão com o mundo lá fora construímos um caminho de escolhas e que é fundamental encontrar o equilíbrio entre o mundo dentro de cada um e o mundo lá fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário