domingo, 18 de julho de 2010

Renúncia, Diálogo e Respeito

A praticamente uma semana atrás, eu fui em um casamento.
Como todos sabem, em um casamento o padre fala bastante coisas para tentar guiar o casal. Em geral, em todos os casamentos que fui, lembro de padres e pastores falando conselhos de ouro para se manter um casamento feliz. Porém, este último ficou muito bem guardado na minha cabeça. Não sei se foi porque o padre resumiu maravilhosamente seus conselhos ou se foi por algumas coisas terem mudado na minha cabeça nos últimos tempos.
Fazer o amor nascer do nada é uma tarefa impossível mas sabe-se que quando um casal se une no matrimônio (o que poderíamos dizer se unem perpetuamente - se fosse verdade) esse amor já existiria. Logo, essas três palavras que o padre disse quando colocadas em prática de coração criam um bom espaço para que o amor continue a existir.
Vamos a elas:



Renúncia: você já viu como casais brigam por causa de orgulho, teimosia ? Renúncia é uma lição obrigatória para qualquer pessoa na vida. Quando um casal se une não há a garantia que tudo será suprido. Renunciar a coisas que gostamos ou queremos faz parte da convivência e da manutenção do relacionamento. Aprender a renunciar também é importante pois renúncia não significa submissão e sim um acordo silencioso onde um abre mão para satisfazer o outro e logo a situação pode inverter.

Diálogo: ponte de reconciliação e união, o diálogo é importantíssimo. E isso sabemos muito bem. Através do diálogo tudo pode ser resolvido e explicado. Saber conversar, ter calma para resolver um problema, ter como expressar um sentimento....o diálogo é o principal ingrediente. Tenha sempre tempo para conversar, para ouvir e falar com quem você ama. Nenhum telefone ou chat pode ser mais maravilhoso do que uma conversa com olho no olho (e não vale dizer que pode ser através da web cam caso posso ser pessalmente heim?)

Respeito: é tudo tão entrelaçado....pois o respeito permite o diálogo e a renúncia, o diálogo permite o estabelecimento de quem estará renunciando... Mas enfim, o respeito é uma das primeiras coisas a ir embora quando um relacionamento não está bem. Perder o respeito com quem se ama é muito perigoso. Muitas vezes, as feridas abertas em um caso de falta de respeito, jamais podem ser cicatrizadas.Busque sempre manter a calma e o respeito por quem você ama. Nem sempre é fácil, mas com certeza sempre é compensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário